Missa Solene da Irmandade Militar de Nossa Senhora da Conceição

Igreja de Santa Cruz, Lamego, 28 de setembro de 2019
No passado dia 28 de Setembro, sábado, realizou-se a cerimónia de investidura dos novos membros da Irmandade Militar de Nossa Senhora da Conceição, durante a Missa Solene anual.

 

 


Presidiu à Solene Concelebração, Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Dom Jacinto Tomaz Botelho - Bispo Emérito de Lamego, sendo concelebrantes os Reverendo Padres Mon. Joaquim Dias Rebelo, Vigário Geral da Diocese de Lamego, Doutor João Carlos Morgado - Provigário Geral da Diocese de Lamego, Doutor Joaquim Proença Dionísio - Reitor do Seminário Maior de Lamego e Provigário do Santuário da Lapa, Rev. Padre Tiago André Ribeiro e Pinto - Pároco do Miratejo da Diocese de Setúbal e Capelão desta Irmandade e o Rev. Padre Francisco Elói Martinho Prior Claro - Vigário Paroquial da Paróquia de Santa Cruz de Coimbra e que viria a ser investido como Capelão desta Irmandade.


Estiveram presentes o Presidente, em exercício, do Conselho desta Irmandade Militar - Comandante Pedro Gil Miranda de Castro, o Presidente da Mesa da Assembleia Irmandade, Tenente-General Cipriano Fernandes Alves, o vogal do Conselho Fiscal - Dr. Manuel Mouzinho de Albuquerque de Mascarenhas Gaivão, e os demais membros dos órgãos diretivos e a generalidade dos membros desta Irmandade Militar.


Como convidados, assistiram a esta Concelebração, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas – Almirante Silva Ribeiro, o Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-Geral da Polícia Marítima - Vice-Almirante Sousa Pereira, em representação do Almirante CEMA e AMN, o Tenente-Coronel Joaquim Monteiro - segundo Comandante do CTOE em representação do Comandante do CTOE e o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lamego – Dr. Ângelo Moura.
Estiveram igualmente presentes o Cavaleiro Grã Cruz em Obediência Engº Luis João de Noronha Pizarro de Castro em representação da Ordem Soberana e Militar de Malta, o Cavaleiro Dr. Álvaro Manuel de Nogueira Barba de Menezes em representação da Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém e o Provedor da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco do Porto - Prof. Doutor Gonçalo de Vasconcellos e Sousa (Castelo Melhor).


O Presidente da Irmandade Militar impôs as insígnias a nove novos membros que foram investidos, dois na qualidade de Sacerdote Capelão e sete na de Irmãos, sendo três, destes, militares, após terem pronunciado a “Promessa” e assinados os respetivos autos.


Durante a Santa Missa, no Ofertório Solene, foram colocados sobre o Altar, pelos Presidente da Irmandade e Chanceler, a Bandeira Nacional e o “Livro da Pátria”, livro que contém a relação de todos os militares e civis que durante a Guerra Peninsular e em outras campanhas do século XIX, de todo século XX e os que, já neste século, morreram ao serviço de Portugal.


A Santa Missa foi acompanhada pelo “Coro da Catedral” e um grupo orquestral, sob a direção do Reverendo Padre Marcos Alvim, agora, também, Capelão desta Irmandade Militar e com a especial participação do tenor Bruno Menezes Ribeiro, também Confrade.


Finda a cerimónia religiosa, os membros desta Irmandade Militar e seus convidados dirigiram-se para a Parada de Honra do Quartel de Santa Cruz, onde tomaram parte na “Cerimónia de Homenagem aos Mortos em Combate” onde foram prestadas Honras Militares e ouvida a Oração do Soldado de Operações Especiais.


No final das cerimónias religiosas e militares, os Irmãos e convidados dirigiram-se para o Hotel Rural “Casa dos Viscondes da Várzea” em Várzea de Abrunhais - Britiande, onde se realizou um jantar de confraternização, onde o Presidente da Irmandade proferiu a tradicional comunicação aos Irmãos, que versou vários temas da atualidade e  sua ligação à Fé Católica.

GALERIA DE IMAGENS